sábado, 31 de agosto de 2013

Da alquimia do fogo....


Moqueca em capítulos
A história deste prato, na minha cozinha, acompanha os capítulos da descoberta da culinária e gastronomia como um dos prazeres supremos da minha vida…
Desde cedo, me interessei por cozinhar mas, somente aos poucos fui descobrindo o encantamento da alquimia dos ingredientes e alimentos e, no mesmo tempo em que me tornava uma mulher independente, reconstruía em mim o nexo com o feminino e toda a magia ancestral das poções e do fogo.
Assim, a moqueca aparece, primeiro, com a introdução do peixe como ingrediente que, só recentemente se incorpora ao cardápio curitibano, antes sagrado às sextas-feiras santas.
No começo entretanto, a receita desenvolvida era tímida, quase uma peixada com a mistura de tomate, cebola e pimentão, sem muito requinte, nem ousadia.
Mais à frente, com a descoberta de restaurantes praianos (o insuperável Pilequinho, no litoral paranaense…), o leite de coco entra em cena, com sua beleza e cremosidade, mas sempre aos poucos e suavemente para não nublar a força de sabor do peixe e agora também, da generosa pimenta.
E por fim, o absolutamente inigualável azeite de dendê que é na verdade, o primeiro e quase fundamental ingrediente, coroou o encantamento com a culinária do nordeste e toda a sua magia afro-brasileira, sem o quê nenhuma moqueca é de fato brasileira.
Mas atenção: a mistura e o cadinho do doce e picante, do cheiro de mar, mesmo à distância, tem de ser saboreados com a alegria da hospitalidade, da amizade e do bem-viver. E claro, com uma taça de vinho…

Andrea Caldas.

http://www.gilsoncamargo.com.br/blog/?p=7289

Nenhum comentário:

Postar um comentário